segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Alimentação

      Os filhotes precisam se alimentar do leite materno pelo menos durante os primeiros dias de vida, para que recebam os anticorpos da mãe e tenham uma nutrição adequada ao desenvolvimento do seu organismo nessa fase da vida.
      Por volta dos 30 dias pode-se iniciar a alimentação pastosa, dando preferência às papinhas comerciais destinadas à fase do desmame. Outra opção é triturar os grãos da ração de filhotes com água morna no liquidificador. Deve-se evitar o início precoce de qualquer alimento que não seja o leite materno, pois nessa fase o sistema imunológico gastrintestinal ainda não está completamente formado,então poderíamos estar colaborando com o  aparecimento das intolerâncias e alergias alimentares.
      Logo que o filhote seja capaz de ingerir alimentos sólidos, deve-se substituir a papinha por ração seca.
     A maioria das rações  indicadas para filhotes é usada até um ano de idade, mas devem-se seguir as recomendações do fabricante, já que há variação com o porte do animal e também de acordo com cada marca de ração.
      Aliás, a recomendação quanto á idade deve ser respeitada por toda a vida, pois existem rações para filhotes, adultos, idoso.
      Alguns animais precisam de rações adequada,mais específicas, que devem ser indicadas por um veterinário. É o caso dos animais obesos, cardiopatas (com problemas no coração ), nefropatas (com problemas renais), hepatopatas (com problemas no fígado), ou animais diabéticos. Há também rações recomendadas para problemas intestinais, doenças da pele,etc.
      Filhotes precisam ingerir pequenas quantidades de alimento vária vezes ao dia.Quando são bem novinhos podemos fornecer seis refeições ao dia.Conforme vão crescendo, vamos diminuindo o número de refeições e aumentando a quantidade de alimento fornecido em cada uma delas.Ao tornar-se adultos, podemos fornecer duas a três refeições ao dia ]. É importante que se alimente pelo menos duas vezes ao dia, para evitar que ingiram uma grande quantidade de alimento de uma só vez, o que facilita a dilatação e a torção do estômago, principalmente nos animais de porte grande.Isso pode levar o animal a óbito em questão de horas.
      Além da ração, podemos oferecer frutas e petisco exclusivos para cães, mas sem exageros.
      Doces, pães, bolachas, bordas de pizza e restos das nossas refeições não devem fazer parte da alimentação de nossos cães.
      Ossos, somente os artificiais produzido especialmente para os cães, pois os ossos naturais podem se quebrar formando lascas perigosas à integridade do estômago e intestinos, além do risco de haver uma fratura em algum dente, pela dureza de sua composição.

2 comentários:

  1. Fonte: Dra. Valéria Roven - Site: pastoralemao.com

    ResponderExcluir
  2. Meu pastor tem 3 meses, qual quantidade de ração devo dar por dia??

    ResponderExcluir