quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Condicionamento físico do Pastor Alemão

      A maioria das raças de cães necessita de exercícios físicos regularmente. O Pastor Alemão é uma raça muito ativa, devido a sua origem, o que faz com que a necessidade de se exercitar seja ainda maior.
      Exercitar o seu cão não é simplesmente soltá-lo durante alguns minutos no final de semana, para que ele corra e depois volte ao quintal da casa ou a um canil durante toda a semana. O ideal é que o cão faça uma caminhada ou até mesmo trote, dependendo de sua condição física e treinamento, todos os dias, durante vinte a quarenta minutos, evoluindo de forma gradual. Nos casos onde o proprietário não tem disponibilidade todos os dias, uma vez a cada dois dias é importante e necessário para o desenvolvimento muscular, respiratório e cardíaco do Pastor Alemão, além de diminuir o nível de stress de cães que ficam durante muito tempo em locais confinados.
     Nos casos onde os animais vivem em chácaras ou sítios, eles podem ficar soltos durante certo período do dia com alguém que os estimule a se exercitarem, com brinquedos ou bolas. Isso ajuda a manter o condicionamento físico do animal, além de aprimorar o seu instinto de pastoreio. É ideal que os animais que fiquem soltos, mesmo dentro de áreas cercadas, sejam adestrados, a fim de evitar que o animal saia do seu território por cercas ou portões.
    Nos casos de Pastores Alemães que tem função de proteção e guarda de casas ou indústrias, o ideal é que essa guarda seja sempre feita em duplas e nunca durante um período maior do que 12 horas. Isso faz com que o animal tenha o período de descanso, evitando assim um desgaste físico acima do ideal e um nível de estresse muito elevado.
    Deve-se evitar exercitar o animal exaustivamente em um dia e depois, mantê-lo confinado durante vários dias. Esse tipo de comportamento pode aumentar o estresse do animal, deixá-lo mais agitado, além de causar problemas articulares e musculares.
    Nos casos onde os animais necessitem de ganhar ou fortalecer massa muscular, recomendamos a natação, que estimula a maioria dos músculos dos membros, da região dorsal e musculatura abdominal, além de melhorar o tipo de respiração do cão pois, como os movimentos durante a natação são repetitivos e na mesma intensidade, o animal aprende a realizar uma respiração controlada, evitando o gasto de energia desnecessário.
    O trabalho de condicionamento físico em caixa de areia ou brita, fortalece membros anteriores e posteriores. É ideal para animais que tenham a andadura errada, muitas vezes desencadeada por pisos muito lisos ou úmidos.
    O Pastor Alemão é um cão que apresenta enorme força de propulsão dos membros posteriores, o que faz com que essa raça tenha muita energia, além de ser um cão de pastoreio. Por isso exercite todos os dias o seu cão pois, além de melhorar o seu condicionamento físico, você irá deixá-lo muito mais alegre e feliz.

Um comentário: