quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Vermifugação

      A primeira dose do vermífugo deve ser administrada entre 14 e 21 dias de vida, dependendo do medicamento escolhido e do estado de saúde do animal. É importante o acompanhamento de um médico veterinário, que é o profissional que saberá avaliar o estado de saúde do seu animal e escolher o medicamento mais adequado para ele. A dosagem do vermífugo varia de acordo com o peso do cão. Geralmente é administrada uma segunda dose duas semanas após a primeira, dependendo do medicamento escolhido.
      A frequência com que se vermifuga um animal também deve ser estabelecida pelo veterinário que o acompanha, pois depende de vários fatores. Há influência do ambiente, sendo que animais que vivem em local com acesso à terra ou jardim geralmente precisam ser vermifugados com uma frequência maior do que os animais que vivem em quintais de piso frio, que é mais fácil de ser higienizado, Também é importante  saber se o animal costuma passear nas ruas, onde a exposição aos locais contaminados é muito maior. Um ótimo método para avaliar a necessidade de se proceder uma vermifugação é o exame parasitológico de fezes. Esse exame permite saber se o cão está com verminose e ainda nos revela qual o verme envolvido, guiando a escolha adequada do vermífugo a ser administrado. Na maioria das vezes a vermifugação é repetida anualmente.
      Outra época importante para vermifugar o animal é antes de acasalar a fêmea, pois existem vermes que são passados da mãe para o filhote durante a gestação. e quando os filhotes nascidos já estiverem na fase de serem vermifugados, deve-se repetir a vermifugação da mãe junto com eles.

Um comentário: